Novo no blog? Perca 2 minutos lendo as regras

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Empresários da religião pt.2


Não leu a pt.1 ? Caso interesse... clicky

Apóstolo Valdemiro Santiago


Nosso segundo pastor é um homem do povo. Olha a carinha dele de trambiquero. Ele é da "Igreja mundial do poder de deus", é que universal já tava registrado, ai ficou na esfera do planeta mesmo...

Diferentemente do R.R. Soares o infeliz ai não tem nenhuma classe: ele prega num galpão. Isso mesmo que você entendeu. Ele transformou um prédio abandonado em um empreendimento altamente lucrativo "templo". O tom de voz é bruto, como se ele estivesse num bar tomando as biritinhas e contando um caso.

Eu to assistindo o programa dele agora mesmo, enquanto escrevo (sim, eu assisto programas evangélicos, acho a maior graça), e ele tá com um paninho na mão, tipo aqueles que nego usa pra limpar o suor, saca? Muito classudo ele.

O programa dele não é tão variado como o do colega Soares, tudo que ele faz é gritar, criticar os ourtos pastores na tv (principalmente o próprio R.R. Soares) e mostrar os "milagres" que acontecem na "igreja" dele.

Capaz de pérolas do tipo:
"Cala a boca ai irmão, que assim você tá me atrapalhando!" e os mais variados erros de concordância que você pode imaginar, Valdemiro não é nenhum PHD em retórica, mas aparentemente tem carisma, já que é capaz de lotar um galpão de gente desesperada para aparecer na televisão.

Mas ele não é de toda a estupidez. Logo no início de sua carreira foi atacado de várias formas, inclusive acusado de charlatonice, recebendo uma intimação para depor. Ciente que ele não tem poder para manipular a polícia, ou qualquer outra merda além das cabeças vazias dos seus fiéis, adotou uma tática defensiva que funcionou muito bem, tanto que continua na tv. Tacou a merda no ventilador: falou no programa dele que estava sendo injustiçado e que queriam derrubar ele pq fala as coisas que "eles" não querem que o povo escute. Ele se coloca num grupo diferente dos outros, o malandrilsson, o verdadeiro e único portador da verdade.

Agora menos, mas no início do programa ele falava muito no "monte". O monte é onde ele e os sócios outros pastores da igreja dele iam para abençoar pedacinhos de papel com o nome das pessoas que jogam dinheiro fora doam dinheiro pra ele. Como a equipe de filmagem dele é muito incompetente e mal remunerada, cometiam umas gafes fodas.. tipo, no meio do take panorâmico do "monte", que no final das contas não passa de um morrinho, aparece o rabo de um carro fuderoso, tipo hilux, saca? Pois é, uma kombi resolvia, mas é muito pouco para um homem de deus. Um cara que adora dizer que veio da roça, sempre que tem uma oportunidade, e mesmo quando não tem, fala alguma coisa do tipo... "É, lá na roça, de onde eu vim, *adicione qualquer coisa que soe triste*".

Faltou falar da água que ele abençoa no final de cada programa, mas isso não tem tanta graça, é só a versão dele da oração multi-uso do R.R. Soares, só que ele teve a brilhante idéia de materializar a oração pra tornar as coisas mais palpáveis pros clientes devotos de nível de desenvolvimento cerebral abaixo da média.

/post
religilarious